domingo, 1 de fevereiro de 2015

Arequipa, Peru–a cidade

Decidimos (eu e Solange) fazer uma segunda viagam ao Peru, em 2017. Desta vez, para fazer trekking nos Andes. Aproveitamos então para visitar Arequipa. Inicialmente torci o nariz, achei que não valia a pena, mas a cidade tem lá seus encantos. É uma cidade pequena, que pode ser explorada a pé.

Historia

Antes de ser integrada ao império incaico, Arequipa já fora habitada pelos índios aimarás. Foram descobertos indícios de atividade humana na região datados de 8.000 anos.

Conta uma lenda (o Peru é cheio de lendas...) que o governante inca Mayta Capac ali chegou, gostou do lugar e disse : “Are quipay !” (“Ficamos aqui !). Daí a origem do nome.

Chegam os espanhóis

A cidade teria sido fundada no dia 15 de agosto de 1540 pelo explorador espanhol Francisco Pizarro, no local de uma antiga cidade Inca, sendo a data ainda festejada como a da fundação. Durante o século XIX, Arequipa foi importante centro de difusão ideológica da luta pela independência do Peru. Talvez esse lado rebelde de seus habitantes explique a vocação política da cidade, reduto da esquerda peruana.

Terremotos

Arequipa é localizada numa área sujeita a manifestações sísmicas e vulcânicas, devido à pressão entre as placas tectonicas da América Latina e do Oceano Pacífico. Nos anos de 1687 e de 1868, ocorreram terremotos, destruindo grande parte da área construída da cidade, inclusive a Basílica Catedral de Arequipa..


Uma cidade rodeada de vulcões

Envolvida por um quadro natural de rara beleza, Arequipa fica aos pés dos vulcões El Misti (5.825m), Chachani (6.075m) e Picchu Picchu (5.664m). Mas a cidade fica a 2.300m, altitude que não incomoda a maioria das pessoas. Nas redondezas, há vales, montanhas, canyons e outros vulcões.

Vulcão Misti visto do Aeroporto Arequipa

Vulcão Misti ao fundo, visto do Aeroporto de Arequipa. Eu pedi pro taxista tirar a foto, mas ele fez uma foto incrivelmente torta, tive que corrigir com um editor.

Um centro colonial em estilo andaluz

Seu lindo centro colonial, com edifícios dos séculos XVI a XVIII, de rica arquitetura barroca, obra de mestres espanhóis e índios, lhe vale o título de Patrimônio da Humanidade, outorgado pela UNESCO. A brancura e a limpeza de suas ruas e o cenário natural também a tornam especial entre as cidades peruanas. Arequipa é a cidade mais interessante e bonita do Peru depois de Cusco.

Arequipa-Mapa centro2
Mapa da cidade : é pequena e pode ser explorada a pé.

Saindo de Arequipa em direção a Cusco

Alem de avião, o viajante que quiser seguir para Cusco tem a opção de ir de onibus leito pela empresa Cruz del Sur. Os bilhetes podem ser reservados pela internet. A viagem dura 10 horas, e creio que é interessante faze-la durante o dia, para quem quiser apreciar a paisagem da viagem.  A estação rodoviaria de Arequipa não é longe do centro, e a de Cusco também não é.

Mas atenção, nós fizemos a viagem a noite, com intenção de dormir no onibus. Mas por azar pegamos um onibus que tinha amortecedor vencido e chacoalhava muito. Quero crer que foi azar nosso.

Estacao Rodoviaria de ArequipaOnibus Cruz del SurOnibus Cruz del Sur2Solange no onibus Cruz del Sur

Solange no onibus leito da Cruz del Sur.

Link para indice

Nenhum comentário:

Postar um comentário