domingo, 1 de fevereiro de 2015

Bebidas do Peru

Chicha Morada

É um refresco, típico do Peru (tal como o guaraná é para o Brasil) não alcoólico, não artificial. É feito fervendo se milho roxo com abacaxi, canela, cravo e açúcar. É uma bebida muito antiga, anterior até mesmo à cultura Inca.
Chicha-Morada (from Decolar)
Chicha Morada e ingredientes
Milho Preto

Milho roxo
Tem gosto de refresco de framboesa. A chicha morada é também produzida em escala industrial, e pode ser encontrada em embalagens do tipo Tetra Brick (caixinha longa vida), pet, etc.

Riosisa_Chicha_Morada
Chicha Morada Pet

Inka Cola

A Inka Cola é um refrigerante antigo, lançado em 1935, e ainda é o mais consumido no país. Virou uma espécie de ícone do Peru, e os peruanos vivem perguntando ao turista “já provou Inka Cola ? “. É feito de um arbusto, de cheiro e gosto que lembra o limão, chamado Lucia-Lima (ou Bela-Luisa).
Lucia-Lima aloysia_citrodora_02
Lucia-Lima (Aloysia citrodora) ou Bela-Luisa
O fabricante da Inka Cola era uma empresa 100% peruana. A poderosa Coca Cola, não conseguindo desbancar a Inka Cola, comprou 51% das suas ações. Como se dizia antigamente, dinheiro não leva desaforo para casa.

A Inka Cola tem gosto de tubaína de groselha, porem é muito doce e enjoativa. A cor de urina também não ajuda muito...

Inka Cola

Pisco

Sabendo que a cachaça do Peru era o pisco, um destilado feito de uvas,  41º. Gl., em um restaurante de Lima pedi uma dose, pura; para ter o primeiro contato com a marvada. O garçom fez cara de espanto, mas me trouxe uma dose. Tomei, e o garçom me olhava com risinho de gato e cara de quem estava pensando “turista é foda mesmo, não entende de nada o infeliz, tomando pisco puro...”.
Pisco

O pisco tomado puro não é ruim nem bom, e é pior que a nossa cachaça. Mais tarde, descobri que o pisco é tomado em forma de um coquetel a base de água, gelo, clara de ovo batida, açúcar e algumas gotas de angostura. Uma verdadeira delícia, mas sobe que é uma maravilha.

Pisco-Sour from decolar

Chá de folha de coca

Gostei muito deste chá, mas é porque estou acostumado a tomar chá verde quente, coisa de japonês. O chá de folha de coca tem gosto do ban-chá (chá verde japonês), e deve ser tomado quente, por que ele frio é ruim prá dedéu. É bem diurético. Dizem que é bom para combater os efeitos da altitude. Pode tomar sem medo, não dá barato nenhum. Quis trazer um pacote de folhas de coca do Peru, mas fiquei com medo de chegar no Brasil e a Polícia Federal pensar que eu ia fazer cocaína com ela. De qualquer forma, não ia passar mesmo, pois é proibido trazer vegetais de fora por questões de barreiras fitossanitárias.
Chá-de-Coca1 from decolar
Chá de folhas de coca – fonte : decolar.com

Emoliente

Emoliente é uma mistureba atômica, vendido nas ruas. Muito popular, bebido por ricos e pobres, jovens e idosos. O emoliente não tem receita, é um chá feito de vários tipos de ervas, sementes e sucos medicinais, um chá de X-tudo.
Emolientera, Cusco, Peru, from Wiki
Vendedora de emoliente, em Cusco, Peru
fonte: wikipedia

Cada vendedor inventa o seu chá, tem sua receita, e propagandeia que é energizante, afrodisíaco, cura câncer, etc. É o Biotônico Fontoura genérico. Eu não tive coragem de provar, pois tive medo da “maldição de Montezuma” (diarreia). Os vendedores usam copos de vidro em vez de descartáveis, e eu tenho certeza que eles reusam os copos sem lava-los. Eu vi alguns vendedores de emoliente que exibia os ingredientes da bebida. Assim, o bravo cliente fica sabendo do que está ingerindo. Alguns ingredientes comuns usados nos emolientes peruanos : mel, suco de frutas, suco de limão, açúcar, canela, sávia, babosa (aloe vera), suco de batatas, algarroba, unha-de-gato.

Aqui no Brasil, “emoliente” é uma espécie de creme hidratante.
Vendedoras de Emoliente, Cusco Peru
Vendedoras de emoliente, Cusco, Peru

Emoliente Puno
Rapaz para para tomar emoliente vendido na rua, em Puno, Peru.
Vendedora emoliente Cusco
Vendedora de emoliente, em Cusco

Vendedora de emoliente em Andahuaylillas
Andahuaylillas – vendedora de emoliente


Link para indice

Nenhum comentário:

Postar um comentário