domingo, 1 de fevereiro de 2015

Camelideos da América do Sul

 

Os camelídeos da América do Sul

 

Quando cheguei ao Peru, não sabia quem era alpaca, quem era vicunha, lhama ou guanaco.

Também não sabia quem tinha o feio costume de cuspir nos turistas.

São 4 os camelídeos da America do Sul, assim chamados por serem da mesma familia dos camelos :

1. Alpaca
2. Guanaco
3. Vicunha
4. Lhama

Alpaca (Vicugna pacos),

A Alpaca é o animal de maior número no Peru. É um animal de criação, e os peruanos comem a carne e retiram dela a lã. A Alpaca é peluda, tem focinho de camelo; é domesticavel. A tosquia é anual e um animal rende apenas 1,5 kg. de lã por tosquia. Devido a sua baixa produtividade, a lã de alpaca é cara. A Alpaca cuspe nas pessoas quando se sente incomodada.

  Alpacas

Alpaca Suri

A Alpaca suri é pequena, de pernas curtas, e é  geralmente criada como animal de estimação.

Alpaca

 

Guanaco (Lama guanicoe)

A face de um guanaco tem um tom acinzentado e as orelhas, pequenas, ficam em pé. Sua característica marcante são seus grandes olhos castanhos (utilizados para se manter atento a qualquer perigo), a forma corporal equilibrada e a enorme energia.

São encontrados em grandes altitudes (onde os níveis de oxigênio são baixos), uma colher de chá de sangue de guanaco contém cerca de 68 000 000 de células vermelhas do sangue - quatro vezes mais do que um ser humano

Guanaco1
Um guanaco em Machu Picchu
Machupicchu 086

Vicunha (Vicugna vicugna)

É o menor dos camelídeos andinos, chegando ao máximo 1,3 metro de altura e 40 quilos. Sua pelagem é fina, e sua maior caracteristica é a grande pelagem do peito, logo abaixo ao pescoço. A vicunha tem pele de altíssimo valor comercial, e por isso esteve a beira da extinção. Atualmente calcula-se que a população de vicunhas é de 170 mil animais. Habita somente acima de 3.000 metros acima do nivel do mar, é muito arisca,  por isso dificilmente é avistada.

Felizmente, o comércio de texteis de lã de vicunha hoje não é bem visto, mesmo entre os peruanos; e os produtos de vicunha são tão caros que ninguem os compra.

Vicunha Wikipedia

Vicunha

Lhama (Lama glama) 

A lhama é criada para produção de carne, couro e lã. Porem a lã da lhama não é de boa qualidade. Por isso, os peruanos preferem criar Alpacas.

A lhama tem em média 1,30 metro de altura e pode chegar até 150 kg.

Suporta até 45 quilos, por isso não serve para montaria. Entretanto, é ainda usada como animal de carga. Alguns historiadores afirmam que a Lhama foi muito utilizada pelos incas, para movimentação das pedras utilizadas nas suas construções.

É um animal dócil, domesticavel. Entretanto, quando importunada, costuma cuspir em quem pentelhou ela.

Lhama Glama

Bob Cuspe

Clique no Bob Cuspe para ver Tube de lhama cuspindo

 

Link para indice

 

.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário