domingo, 1 de fevereiro de 2015

Trekking no Peru

Trekking no Peru

A indústria do turismo no Peru está começando a explorar este filão, o turismo de trekking. É turismo de aventura, não muito apreciado pelos brasileiros, que preferem ir a Miami (turismo de compra) ou Europa. Aparentemente o turismo de trekking é mais apreciado pelos jovens europeus, já o brasileiro tem o conceito de que férias é sinônimo de descanso físico e conforto (coisas que o trekking não oferece).
As belíssimas paisagens e a presença de trilhas que cortam as montanhas (algumas construídas pelos incas), o fato da altitude e irregularidade destas trilhas constituírem uma caminhada-desafio; a diversidade do povo, da comida, dos costumes, etc. o Peru começou a oferecer tudo isso ao mundo. O trekking no Peru se aliou aos sítios arqueológicos incas (em especial Machu Picchu) para juntos fazerem um só pacote turístico. Por isso, os treks geralmente passam por sítios arqueológicos ou acabam em Machu Picchu.
Entretanto, o turismo no Peru tem ainda seus lances de amadorismo, que pode ser sentido nos trekkings: banheiros precários, falta de sinalização nas trilhas, falta de segurança em alguns pontos (não no sentido de bandidagem), ausência de bons restaurantes nos trajetos, banhos com água gelada. Porem há quem diga que todas essas condições fazem parte do pacote, afinal quem quer conforto, vá a Europa. Trekking é isso, uma coisa mais selvagem, rústica, uma espécie de aventura.
Trilhas do Colca Canyon Trek


Trekking - altitude e preparo físico

Os trekkings do Peru, com suas subidas em trilhas ruins, cheias de pedras, respirando ar rarefeito (em alturas superiores a 3000 mt), requer algum preparo físico. É fundamental se preparar antes, fazer pelo menos 3 meses de academia e exercícios para melhorar a condição cardio-respiratória (esteira ou corrida de rua). Cuidado especial com o joelho, que será exigido, sofrerá grande sobrecarga. Os músculos do ombro e braço também serão submetidos a esforço, devido ao uso dos bastões.
Vi um grupo de 28 jovens, todos na casa dos 25-35. Dois desistiram e vários deles alugaram mulas em alguns trechos, pois não suportaram a parada.
Quem é fumante de longa data, deve consultar médico antes de ir. Pessoas muito acima do peso e idosos, terão muitas dificuldades, desaconselho. 

Durante o trekking - dicas


No decorrer da caminhada, alguns conselhos :
- Nas refeições, procure se alimentar bem, coma bastante carboidrados (arroz e massas).- Coma bastante pão (carboidrato) no café da manhã, pois sempre acordamos de longo jejum.- Não consumir bebida alcoolica, o efeito nas alturas é maior, alem de ser perigoso. Se o trekker amanhecer de ressaca, arruina o dia seguinte.- Ingerir bastante água,
- Quando não estiver usando os bastões, não carregue eles suspensos verticalmente, voce pode tropeçar neles e cair;
- Jamais ande de ré, é perigoso (muita gente faz isso quando vai fazer selfie);
- Dormir cedo para acordar bem disposto;
- Ao calçar as botas, certifique que os pés estejam bem secos, pé úmido dá bolha.

 Trekking - Perigos

Inegavelmente, os trekkings nas montanhas em todo mundo, incluindo aí os do Peru, oferecem um certo risco de acidente com quedas, e por isso requerem muita atenção em alguns trechos. Os dois guias que nos atenderam relataram acidentes graves, um deles envolvendo morte de turista (que fumou maconha e caiu no abismo).
Uma boa dica para se fazer trekking no Peru é carregar uma mochila leve, pois em caso de desequilíbrio, é muito difícil recuperar o equilíbrio com uma mochila pesada nas costas. O uso de bastões de caminhada também são importantes, pois eles ajudam muito a evitar quedas. 


Trilha beirando uma ribanceira. Um lugar errado para sofrer uma queda. Os bastões são indispensaveis para evitar essa possibilidade. 

Acho boa idéia usar capacete (mas não usei), pois há alguma chance de queda com batida de cabeça em pedras.
Cuidado especial durante o trekking nas montanhas do Peru deve ser tomado quando se cruza com cavalos em trilhas com abismo ou ribanceira (“pirambeira”).  Deve-se sempre ficar do lado oposto ao abismo, “do lado de dentro”, pois corre-se o risco de se levar um esbarrão do cavalo e rolar ladeira abaixo. 

Ao cruzar com cavalos, o trekker deve se postar ao lado oposto à ribanceira


Apesar do aqui exposto, não se pode dizer que o trekking no Peru é perigosíssimo, basta ter um pouco de cuidado. As empresas de turismo e os guias nunca falam desse assunto, mas como autor deste post, tenho a obrigação de alertar sobre isso.
Vale lembrar que aconteceram pouquíssimos acidentes nos treks do Peru. Acidentes com quedas acontecem muito em Machu Picchu.



As trilhas muitas vezes beiram abismos

Trecho de trilha do Colca Canyon trek, piso irregular e a beira de abismo. Aqui, todo cuidado é pouco.

Segue link relatando acidentes em montanhas :

Banheiros no trekking


Quando saimos do Brasil para fazer trekking no Peru, a maior preocupação da Solange era com relação a banheiros. Fomos informados que existiam vários no decorrer do trekking, e que deveriamos levar papel higienico. De fato, os banheiros no Peru não tem papel e curiosamente não tem também tranca, fechadura.
Existem realmente vários banheiros pelo caminho, todos eles pagos, bem precários e quase todos sem assento. Felizmente, todos limpos.
Apesar da precariedade dos banheiros, não se deve deixar de ir por esse inconveniente. Afinal, o que se espera de um trekking de aventura ? Banheiros de shopping ?


Banheiro em trekking no Peru






Link para indice














Nenhum comentário:

Postar um comentário