domingo, 1 de fevereiro de 2015

Historia–Manco Capac

Manco Capac, mito ou realidade ?

O grande herói nacional do Perú, pelo menos foi o que eu senti, é Manco Capac. Foi o índio que fundou a cidade de Cusco e  o império Inca.

Em todo Peru, existem estátuas de Capac, ruas e avenidas Manco Capac, Hotel Manco Capac, estádio Manco Capac, praça Manco Capac, etc.

O Aeroporto Internacional de Juliaca, um dos mais importantes do Peru, se chama… Manco Capac.

Aeropor Internacional Manco Capac
Manco Capac com o seu cajado de ouro, dado pelo deus Inti (Sol); aparentemente indicando o local do nascimento da civilização Inca. 

Mas, o estranho é que sequer se sabe se ele realmente existiu ! As evidencias apontam para sua inexistencia !

Não tendo nenhum dos ameríndios desenvolvido escrita, incluindo aí os índios do Peru, muito do que se conta a respeito de Manco Capac (e de algumas histórias a respeito dos Incas) são suposições, lendas, puras invencionices. Os historiadores não tem ainda certeza da existência de Manco Capac. Pesquisas nunca indicam sua existência. Mas o povo peruano prefere acreditar que ele existiu.

20140918_115618 Capac (Ilha do Sol)
O mitológico Manco Capac na Ilha do Sol

20140918_115636 Mama Ocllo (ilha do Sol)Mama Ocllo, na Iha do Sol

Persistem tres lendas a respeito de Capac, que dão a ele uma áurea mítica, endeusada; qualidades que o povo peruano adora.

Lenda do deus Inti  (I)

Neste mito, Manco Capac é tido como filho de Inti, o deus do sol.. Ele e seus irmãos foram enviados pelo deus sol e emergiram neste mundo nas cavernas de Pacaritambo trazendo um povo dourado chamado de tapac-yauri. Ele teria sido instruído a construir um templo para o deus Sol no lugar onde emergiram da terra mas este lugar não era apropriado e então eles viajaram por túneis subterrâneos até Cuzco onde erigiram um templo em honra ao pai, Inti, o deus Sol. Durante a viagem para Cuzco, um irmão (e também uma das irmãs) de Manco Capac se transformou em pedra (Huaca).

Lenda do Deus Inti (II)

Segundo esta lenda, os habitantes do lado norte do lago Titicaca viviam como animais selvagens, eram toscos, primitivos e sem qualquer organização social.

O deus-sol, Inti, decidiu que estes seres mereciam passar por um processo de aperfeiçoamento. Assim, ele criou um casal, Manco Capac e Mama Ocllo, e pediu que os dois fossem até a Terra para construir aqui um grande império e civilizar estes povos, mas antes eles deveriam encontrar um lugar ideal para dar inicio a este império..

Os dois aceitaram a missão e emergiram da espuma do lago Titicaca, na Isla del Sol, munidos de um cetro de ouro, e rumaram para o norte.

Conta a lenda que a beleza de suas roupas e o brilho das jóias e do ouro que os dois carregavam fizeram com que as pessoas daquela região percebessem o casal como dois deuses – como eles realmente eram – e passaram a segui-los, mesmo que secretamente.

Manco Capac e Mama Ocllo procuraram o local exato por algum tempo. A ordem dada por Inti era que eles deveriam fixar o império em um lugar de terras férteis, e para saber se a terra era realmente fértil eles deveriam afundar o cajado de ouro até o fim, tendo a certeza que ali seria fácil plantar e colher com abundância.

Um belo dia eles chegaram até os pés do cerro Huanacauri, e ali, no vale do rio Huatanay o cajado enfim foi “sugado” pela terra. Capac e Ocllo iniciaram então a construção da cidade de Cuzco, conhecida também como “Umbigo do Mundo”, futura sede do império inca. Também ensinaram o povo que os seguiu a plantar, construir casas, cozinhar, enfim, cumpriram a “missão”, o pedido feito pelo deus-sol ao criá-los e civilizaram o povo.

(Fonte : www.historiazine.com.br)

Lenda Wiracocha (o deus criador do universo)

Nesta lenda Manco Capac era filho de Wiracocha e residia em Pacari-Tambu, (hoje Pacaritambo a 25 quilômetros de Cuzco). Eram seus irmãos Ayar Anca, Ayar Cachi e Ayar Uchu e suas irmãs Mama Ocllo, Mama Huaco, Mama Raua, e Mama Cura. Todos viviam em Pacari-Tambu. Dali sairam em viagem e se aliaram a outros povos que encontraram pelo caminho. Chegaram a Cuzco e ali dominaram as tribos locais.

Versão de alguns historiadores

Porem alguns historiadores preferem acreditar na existencia de Capac, e chegaram a seguinte biografia : Manco Capac teria fundado Cusco, e foi rei da cidade por 40 anos, de 1190 até 1230. Teria estabelecido um código de leis, abolido a pratica de sacrifícios humanos e casamentos entre irmãos.

Entretanto, a maioria dos historiadores preferem dizer que Manco Capac seria apenas um personagem ficticio, lendário.

Link para indice

Nenhum comentário:

Postar um comentário