domingo, 1 de fevereiro de 2015

Curiosidades e informações do Peru

Curiosidades e informações uteis e inúteis

Casas abandonadas

Na zona rural é comum ver várias casas de tijolo e chão batido, abandonadas, em ruínas. Eu tenho a seguinte teoria : como são construções baratas e fáceis de se fazer, mudar-se para outro local é fácil. E a casa antiga, nem vale a pena gastar com a manutenção ou demolição dela. Não vale nada mesmo, sem instalação de água, sem energia elétrica, sem esgoto, sem nada. Levam as telhas, portas e janelas para construir outra casa em outro local.

Casas Abandonadas (3)

Casas abandonadas
Casas abandonadas

As casinhas azuis

Numa das viagens de ônibus, vi várias casinhas azuis na paisagem. Perguntei ao guia se eram latrinas. Acertei em cheio. E ele explicou por que todas eram azuis: os políticos prometem latrinas novas, da cor do partido, se forem leitos ! Nada de dentadura, óculos, caixão de defunto, o povo quer é latrinas, lugar para meditar e  defecar ! Muito bem sugestivo, sempre que o peruano entra lá na casinha sente aquele cheirinho, produz aquele montinho, tudo isso faz lembrar dos políticos do partido. Se a latrina ainda estiver em boas condições, o partido troca ela do mesmo jeito.

Latrinas azuis1

Latrinas azuis

Propaganda eleitoral

A propaganda eleitoral no Peru é algo vergonhoso, os candidatos pintam descaradamente muros, casas e até montanhas. Emporcalham tudo com suas tintas, fazem uma poluição visual de enojar qualquer um.

Propaganda eleitoral no Peru1

Propaganda eleitoral no Peru
Propaganda eleitoral 4

Os boizinhos da sorte

Em cima de várias casas, ou em nichos na parede, é comum ver boizinhos de cerâmica. Dizem que traz sorte e prosperidade. Não sei prá quem, pro dono da casa é que não é, pois estes boizinhos estão sempre em cima de casa de pobre.

Boizinhos

Taxis

No Peru os taxis não tem taxímetro. O preço da corrida varia conforme : a cara do freguês, a distância e as condições de transito até ao destino. No horário de rush, os taxistas costumam subir o preço, de 25% a 30 % a mais. Em geral a corridinha pequena custa 5 soles, corrida média 10 soles, corrida media-longa 15-20 soles. O preço é negociável, mas taxi no Peru é tão barato que dá vergonha ficar pechinchando.

Funciona assim : voce para o taxi, diz o destino e o taxista diz o preço na hora.

Também as vezes o taxista trata uma corrida por 8 soles e fica esperando que voce turista pague 10 e deixe o troco de gorjeta. Os peruanos costumam agradecer efusivamente as gorjetas, ficam muito contentes.

Na cidade de Arequipa qualquer automovel pode virar taxi. É uma atividade informal e não regulamentada. Funciona, por exemplo, assim : o cidadão vai até a cidade fazer algum trabalho, e na volta para casa põe um luminoso de taxi no carro. Se alguem para-lo, diz o destino desejado; se o destino for fora de mão da volta para casa, ele pode recusar a corrida. Alguns automoveis comuns,  sem identificação de taxi, costumam diminuir a marcha,  buzinar e piscar para turista, indicando que está disponivel para corrida.

Comunistas

Imaginem um país em que o estado é soberano e ditatorial. Que os cidadãos tem um papel já estabelecido pelo estado, tem a sua função, seu trabalho, designado pelo governo, para toda a sua vida. Um país em que o estado é dono de todas as terras, e as fazenda são coletivas e as colheitas são confiscadas e distribuídas pelo estado. Seus governadores tem a mania de invadir e dominar territórios vizinhos. O sistema é comunista. Que país é esse ? China comunista ? Antiga URSS ? Cuba ? Não, esse país foi o império inca, considerada a única sociedade comunista que funcionou bem em toda a história da humanidade.

Internet Wi Fi e 3G

O acesso a internet no Peru é um desastre. Se o sinal da TIM aqui no Brasil já é ruim, imagine voce, usuário da TIM no Peru tentando acessar a www. Nem pensar. A solução é usar as redes wi-fi dos hotéis, se o hotel que você está hospedado oferece este serviço. E se oferecer, será também meia-boca, lenta, cai-cai. Em todos os hotéis que ficamos, precisava perguntar a recepção qual era o hot point do wi-fi (local onde o sinal era mais forte). Ainda assim, estando no hot point, a coisa não funcionava bem.

Carros no Peru

Há poucos carros no Peru, exetuando-se a cidade de Lima. Por isso, as rodovias são sempre desertas. A maioria dos carros são vans, e muitas delas funcionam como lotação.

Eletricidade

A corrente no Peru é 220V e a maioria das tomadas são do modelo abaixo :

Peru tomada

Peruano

Quase todo peruano tem semblante de indio, é descendente de indio. São sérios, taciturnos, não gostam muito de conversa. Também são bagunceiros, no sentido de não serem organizados. Não tem muito senso de estetica, não fazem questão da aparência das casas, coisas, carros, etc. Conservadores, gostam dos usos e costumes antigos, dos quais se orgulham.

Chapeu coco

Muitas mulheres peruanas usam um chapéu de feltro à la Charles Chaplin, a maioria pequenos demais para ter alguma serventia ou ser proteção contra os raios do sol. Acho que são usados como adornos. Estes chapeus eram usados por ferroviarios ingleses na década de 1920. As peruanas gostaram e adotaram o chapeuzinho. Os grandes mistérios são : o vento não leva este chapeuzinho; toda mulher que usa ele é gordinha.

Mulher com chapeuzinho Peru

Placa misteriosa

Demorou, mas acabei descobrindo o que significa “S.S.H.H.”. Não quer dizer “silêncio!”. No Peru, é costume dobrar a letra da abreviatura quando se quer fazer o plural. A placa indica o local dos banheiros (“Servicios higienicos”).

Servicios higienicos em La Raya

Sssshh !!

 

Link para indice

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário