domingo, 1 de fevereiro de 2015

Trekking no Peru– como fazer

Trekking no Peru – como fazer

Várias empresas de turismo no Peru oferecem pacotes de trekking. Entretanto, não posso indicar nem garantir a seriedade de todas. Eu fiz dois trekkings, Colca Canyon Trek (pela Viator) e Salkantay Trek (pela Viajes Pacifico). Fui bem atendido pelas duas. Os pacotes de trek geralmente incluem :
- briefing (conversa inicial, um dia antes do inicio do trek),
- pick-up no hotel, traslado até ao ponto inicial do trek,
- guia do trek.,
- refeições em restaurantes pré-definidos e reservados,
- alojamento em camping ou lodge;
- serviço de transporte de carga, em geral feito por mulas;
- traslado ao hotel, no final do trek

O serviço de transporte de carga refere-se ao transporte de objetos pesados ou volumosos, que podem atrapalhar ou até mesmo tornar perigoso o trekking, tais como colchonetes, sacos de dormir; e outros objetos que não precisam acompanhar o trekker : chinelos, materiais de banho (toalha, sabonete, xampu), roupas de frio, etc. O chefe deste serviço é chamado (nos treks do Peru) de “horseman”, pois a logística é sempre feita por mulas.
Não são incluídos nos pacotes as gorjetas para o guia e para o “horseman”. Ressalto aqui que os guias esperam com muita ansiedade um boa gorjeta no final do trek, pelo menos 50 soles/dia. Por que no Peru, os profissionais de turismo dependem muito de gorjetas.
Algumas operadoras de turismo alugam saco de dormir, que segue com o “horseman”, ou contratam campings que já os possuem. Quando estes sacos são alugados, lembre-se que são usados por várias pessoas, e podem não vir bem higienizados. Eu peguei um meio fedido... Já o colchonete, em geral os campings providenciam. Lençois, nem pensar, é considerado frescura neste tipo de trek.
Todos estes detalhes podem ser examinados na contratação do pacote ou no briefing.
Os guias geralmente falam inglês, mas nós brasileiros entendemos bem o espanhol deles. Em geral, os guias de trekking no Peru se esforçam bastante no aprendizado do inglês.
Alguns alojamentos oferecem Wifi, sempre pago, R$ 10,00 pela conexão (preço 2017). Os alojamentos também efetuam recarga de celular, R$ 5,00, mas até a hora do apagar das luzes (em garal 22:00).
O que levar na mochila de trekking, veja em http://perulogia.blogspot.com.br/2015/02/trekking-e-hikking.html

Trekking no Peru – trilhas clássicas

Há várias opções de trekking no Peru, sendo os mais conhecidos e procurados (os “clássicos”) : 

Ausengate Trekking

Este "caminho inca", como costumam chamar, percorre em alturas variando de 4300 a 5200 mt, circuito de 66 km. Dificuldade grande. 

Ausengate trek map (2)

Salkantay Trekking

 Percorre em alturas variando de 4630 a 1890 mt, circuito de 55 km. Dificuldade média a moderada.

Salkantay trekking map[1]

Antes do trekking

É indispensável, três meses antes do trekking, fazer um programa de preparação física, com bastante ênfase na parte cardio-vascular e aeróbica. É necessário muito fôlego, não só pela dificuldade da trilha (subidas) como também pela altitude.

Link para indice











Nenhum comentário:

Postar um comentário