Lima, Peru - um pouco de história
Fundada em 1535, para ser o centro administrativo dos colonizadores (por que não dizer “invasores”) espanhóis, tornou-se importante entreposto das colônias espanholas na América do Sul.
Na região de Lima habitavam povos indígenas, os Limas (de onde se originou o nome da cidade) e Marangas. Posteriormente, estabeleceram-se ali os Waris e Chancays. No século XV, foi a vez dos Incas ocuparem a região. Historiadores afirmam que os Limas deixaram a região e foram buscar outras terras mais chuvosas (não chove na região de Lima).
Com 8,5 milhões de habitantes na sua região metropolitana, Lima abriga 33% da população do Peru. Ao contrario do que se pensa, Lima tem muitas atrações. É uma cidade que nunca chove, mas tem uma boa área verde, devido a neblina. E também é uma cidade limpíssima, não se vê um papelzinho de bala no chão.
Existem em Lima 61 museus.
As principais atrações desta cidade, a seguir :
Parque de la Muralla - Lima, Peru
Entre 1684 até 1687, o vice-rei do Peru construiu uma muralha circundando a cidade, para protege-la de ataques de piratas. Em 1872 o governo peruano derrubou as muralhas, para expandir a cidade. Em 1980 uma construtora acidentalmente encontrou ao lado do Rio Rimac restos da muralha, que foram preservadas. O local foi urbanizado com muito bom gosto, e hoje é o Parque de la Muralla, próximo a Plaza das Armas.
Um mapa antigo de Lima, com o contorno das muralhas.
Parque de la Muralla
Shopping Larcomar - Peru, Lima
E um shopping a céu aberto, de frente ao Oceano Pacífico, encrustado na beira de um abismo. É um shopping de rico, luxuoso, de lojas de marca.
|
Shopping Larcomar |
O Shopping Larcomar é um dos mais bonitos do mundo.
Museu Del Oro - Lima, Peru
Próximo ao Shopping Larcomar, é um museu particular. Era uma das grandes atrações da cidade até 2001. Neste ano, descobriu-se que 85% das peças de ouro deste museu eram falsas. O museu foi fechado, e reaberto mais tarde, desta vez com mais honestidade, indicando quais peças eram simples reproduções. O que é esquisito, reprodução de que ? E a peça original, está aonde ? Ainda assim, o museu tem um importante acervo de armas de fogo, com peças originais.
Plaza de Armas
Lima tem a sua Plaza de armas, também conhecida por Plaza Mayor, fundada no século XVI por ordem de Francisco Pizarro. Ali estão concentrados os principais prédios públicos, o palácio presidencial, a prefeitura, a catedral, o palácio do arcebispo. Nenhum prédio original restou, porem a fonte de bronze é de 1640. Há troca de guarda todos os dias no palácio presidencial, com direito a bandinha tocando a batidíssima “El Condor Pasa”.
A Plaza de Armas e a fonte de bronze. Se fosse aqui no Brasil, já tinham roubado a fonte e derretido ela.
Catedral de Lima, Peru
Construída por ordem de Francisco Pizarro, em 1535, porem parece que não ouve acordo entre os padres e arquitetos, pois a igreja sofreu reconstruções em 1551, em 1622, 1687 e 1745. Em 1940 sofreu uma grande restauração.
A catedral, cujo nome é Basilica Catedral de San Pedro Evangelista, tem 12 altares e várias capelas. Nos fundos, funciona um museu.
|
Portal da Catedral de Lima |
|
Catedral de Lima |
Parque de La Reserva (Circuito Mágico Del Agua, Lima, Peru)
É uma praça cheia de fontes. A maior fonte do mundo está nessa praça, segundo o Guinnes Book. Não abre todos os dias, e é mais bonita a noite. Espetáculos de fontes de água eram atrações nos anos 80. Hoje, banalizou e ficou meio fora de moda. Os taxistas e guias nos recomendaram ir até lá a noite, mas não sabiam dizer se estava aberto o parque no dia, e por isso não fomos até lá, mas fica o registro aqui.
Huacla Pucllana - Lima, Peru
Em Lima existem várias Huaclas, são locais indigenas sagrados, hoje em ruínas, que fizeram parte das civilizações Wari e Lima. Veja post neste blog.
Huacla Pucllana em Lima
Mercado Inka de Lima, Peru
Fica no bairro Miraflores. É um mercado de artesanatos e têxteis típicos do Peru. Parada obrigatória para compras, com artigos de boa qualidade. Fica na Av. Petit Thouars, 5429, na esquina com a rua General Pershing, no bairro Miraflores
Polvos Azules
Mercado popular, ao estilo rua 25 de março de São Paulo. O Polvos Azules foi fundado em 1981. A prefeitura de Lima resolveu retirar todos os camelôs das ruas da cidade e concentra-los em um só local, esta foi a origem do lugar. É, portanto, um grande camelódromo.
É um lugar para se pechinchar, um "Paraguaizinho". Não espere encontrar coisas sofisticadas, nem marcas famosas originais. Muita coisa falsificada, mas é aquela coisa : o vendedor diz que é original, finge que está falando a verdade, e o comprador finge que acreditou. Mas, o vendedor sabe que voce não acreditou nele, mas finge que não notou nada.
Continue viajando por Lima clicando na figura abaixo :
Clique na laranja lima para continuar a leitura sobre a cidade de Lima.