Catedral Basílica da Assunção da Virgem Maria, este é o nome oficial da Basílica de Cusco, cuja construção iniciou-se em 1559 pelos espanhóis. O local da catedral era um antigo palácio em homenagem ao deus Viracocha, o criador de todas as coisas. Os cristão espanhóis destruíram tudo fizeram a catedral no lugar, com intuito de destruir a cultura e religião inca e implantar o cristianismo. Os espanhóis usaram os Incas como escravos nesta empreitada. O projeto é do arquiteto Juan Miguel de Veramendi. A construção teve seu final em 1654, 95 anos depois do seu início.
Plaza de Armas em Cusco, com a Catedral nos fundos
Ao lado direito de quem de frente olha a catedral, está a Igreja do Triunfo, construída em 1536; e do lado esquerdo a Igreja de Jesus Maria (1733).
A maioria das pedras usadas na construção da catedral foram retiradas da fortaleza de Saqsaywamán, próximo a Cusco. Felizmente muito ainda resta de Saqsaywaman, devido ao seu grande tamanho. Assim, ao construir a catedral, os cristãos espanhóis devastaram duas grandes obras incas, o Palácio Viracocha e parte da fortaleza de Saqsaywaman.
Saqsaywaman –daqui sairam as pedras para construção da catedral
Há uma mistura de dois estilos na igreja, gótico-renacentista e barroco. A catedral é enorme, surpreendente. Sem dúvidal, uma das mais belas das Américas.
A catedral tem um óleo sobre tela do pintor cusquenho Marcos Zapata, de 1753, representando a última ceia, onde é servido um cuy (porquinho da India) assado. O cuy é uma iguaria nacional no Peru. O cidadão em primeiro plano, que não está olhando para Jesus, deve ser Judas. Ele está com a cara de quem fez coisa ruim....
A estatua negra de Cristo cruxificado é um dos mais adorados símbolos do cristianismo peruano. Segundo uma lenda, ela foi trazida da Europa e durante a viagem o barco entrou em uma terrível tempestade. O naufrágio era inevitável. Em desespero, a tripulação amarrou a estátua no em cima do mastro mais alto do navio e milagrosamente a tempestade amainou. Também acredita-se que milhares de velas foram acendidas ao pé da estátua no decorrer dos séculos, e a fumaça das velas enegreceu ela.
Há várias capelinhas dentro da Catedral, esculpidas em cedro e foleadas a ouro :
É proibido tirar fotos dentro da catedral. Mas eu acho bobagem este tipo de proibição, não sei os motivos. Tirei algumas, discretamente. Não acho que foi prejudicial ao local, nem pecaminoso....
Grandiosa catedral. Muito interessante como as visões sobre uma mesma situação são tão diferentes: do lado dos jesuítas espanhóis, achavam que estavam a evangelizar povos ignorantes e enfim..
ResponderExcluir