Ilhas flutuantes Uros
Não sei ainda exatamente a denominação geográfica, acho que deveria ser “arquipélago Uros”, já que são várias ilhotas artificais, feitas de um vegetal chamado junco, no lago Titicaca.
Ilhas Uros fica ao lado da cidade de Puno, de onde saem os turistas que visitam as ilhas.
Sabe-se que esta maneira de morar é muito antiga, pré-colombiana, e era praticada por uma tribo indígena chamada Uro, daí o nome. Acredita-se que os Uros foram para o lago por motivos de segurança, temendo ataques de outras tribos. Porem eu prefiro acreditar que foi por motivos práticos, pois ali estavam perto da água, da caça (de pássaros que habitam o lago) e da pesca. E ficavam longe dos vizinhos chatos também.
Fonte : wikipedia
Segundo o guia que nos levou até a Ilhas Uros (assim chamadas), muitos peruanos ainda moram lá, livre de impostos imobiliários e aluguéis, e trabalham em terra. Porem as ilhas que visitamos eram preparadas, para turista ver, não tinha nada de originalidade.
Ilhas Uros, não são muitas, um pouco mais de 100. Cada ponto amarelo-claro é uma ilha.
As ilhas são feitas de um junco, chamado de totora (Scirpus californicus), muito abundante no lago. São então ancoradas no fundo do lago. Eu penso que o totora não propaga fogo, senão haveria muitos incêndios.
Junco Totora
O totora fresco é comestível, eu provei, e pelo que me lembro, tinha gosto o fantástico gosto de nada.
Quando era adolescente, vi uma foto do Lago Titicaca, com um peruano navegando num barquinho de totora. Fiquei muito curioso com aquela engenhoca, um barco feito de talos de junco , um planta misteriosa que eu nunca tinha visto na vida. Hoje ainda se usam esses barcos.
Mas há também cataramãs de totora, feitos para os turistas passearem pelo lago.
Os habitantes da ilha vendem artesanatos, e ao contrario dos colegas “do continente” não dão desconto, nem adianta pechinchar.
Esta tapeçaria, muito colorida e muito bonita, enfeita nossa casa hoje !
Nenhum comentário:
Postar um comentário